O Memorial Descritivo visa desenvolver as formas adequadas de controle do risco físico à radiação ionizante, tanto para fins ocupacionais como para minimizar a dose no paciente.
O Memorial contém a descrição do estabelecimento e suas instalações, o Programa de Garantia de Qualidade, o qual descreve como deve ser o controle de qualidade dos equipamentos e, o Plano de Proteção Radiológica, que possui informações para o trabalho seguro com radiações ionizantes.
PLANO DE RADIOPROTEÇÃO
Documento contendo informações para o trabalho seguro com radiações ionizantes no qual são desenvolvidos e detalhados aspectos operacionais aplicáveis às Instalações de Radiodiagnóstico, facilitando o desenvolvimento de uma cultura de segurança radiológica. Segundo a NR 32, é obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalhador o Plano de Proteção Radiológica – PPR, para que o mesmo esteja ciente de seu ambiente de trabalho e os danos que podem ser causados pelo mau uso da radiação ionizante.
O PPR pode estar disponível de forma independente ou a partir de uma única documentação que inclua este e o Programa de Garantia de Qualidade (PGQ), evitando assim conteúdos duplicados.