Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(16) 98200-0886
(16) 3419-3804

O Controle de Qualidade da Imagem Radiográfica é fundamental para garantia de qualidade das imagens médicas e imprescindível para assegurar confiabilidade de diagnósticos.

Controle de Qualidade da Imagem Radiográfica

 

Consiste em um conjunto de testes, medidas e análises realizado nos equipamentos emissores de raios-x bem como o sistema de aquisição de imagens, para verificar conformidade dos parâmetros analisados com os estabelecidos pela legislação vigente (Portaria 453 de 1° de Junho de 1998).

CONTROLE DE QUALIDADE DA IMAGEM EM RAIOS-X

O Controle de Qualidade da Imagem em raios-X é realizado em equipamento fixo ou portátil e envolve testes de verificação do tamanho do ponto focal, alinhamento do feixe, campo luminoso e de radiação, tensão de pico do feixe, reprodutibilidade e linearidade da taxa de Kerma no ar, rendimento do tubo, grade, camada semi-redutora do feixe de radiação, verificação dos tempos de exposição, padrão de dose no paciente e, também, avaliação de monitores de diagnóstico e negatoscópios, leitoras e impressoras do sistema de processamento de imagem.

CONTROLE DE QUALIDADE DA IMAGEM EM MAMOGRAFIA

O Controle de Qualidade da Imagem em Mamografia consiste na avaliação da resolução espacial, no desempenho do Controle Automático de Exposição, tensão de pico do feixe, reprodutibilidade e linearidade da taxa de Kerma no ar, camada semi-redutora do feixe, fantoma de mama, verificação dos tempos de exposição, sistema de colimação, padrão de dose no paciente, bandeja de compressão e, também, avalia luminância de negatoscópios, leitoras e impressoras do sistema de processamento de imagem. Para os equipamentos de Mamografia Digital são acrescentados os testes de uniformidade da imagem, razão contraste ruído (CNR), razão sinal ruído (SNR), linearidade da resposta do detector.

CONTROLE DE QUALIDADE DA IMAGEM EM TOMOGRAFIA

O Controle de Qualidade da Imagem em Tomografia detalha testes do sistema de colimação do equipamento, alinhamento, inclinação e deslocamento do gantry, reprodutividade e linearidade da taxa de Kerma do ar, espessura de corte, determinação do ruído e exatidão do número de CT na água e no ar, uniformidade do número de CT na água e no ar, resolução espacial de alto e baixo contraste e determinação de dose média em cortes múltiplos.

CONTROLE DE QUALIDADE DA IMAGEM EM FLUOROSCOPIA

O Controle de Qualidade da Imagem em Fluoroscopia é realizado em equipamentos de Hemodinâmica, Angiografia, Arco Cirúrgico e Litotripsia. Avalia a tensão do pico do feixe para grafia e escopia, a medida do ponto focal, linearidade e reprodutibilidade da taxa de Kerma no ar, as taxas de exposição típica e máxima no ar, camada semi-redutora, resolução de alto e baixo contraste e, também, avalia monitores de diagnóstico do setor.

CONTROLE DE QUALIDADE DA IMAGEM EM ODONTOLOGIA

O Controle de Qualidade da Imagem em Odontologia é realizado em equipamento Periapical e Panorâmico. Envolve testes de verificação do tamanho do campo de radiação, tensão de pico do feixe, reprodutibilidade e linearidade da taxa de Kerma no ar, camada semi-redutora do feixe de radiação, verificação dos tempos de exposição, padrão de dose no paciente e, também, avaliação de monitores de diagnóstico, negatoscópios, leitoras e impressoras do setor bem como condições da caixa de revelação, caso houver.


Entre em Contato

Experiência e Trabalho em Proteção Radiológica

Siga nosso Instagram

    Serviços em Proteção Radiológica

    Serviços em Proteção Radiológica

    Rua Rui Barbosa, 2495
    São Carlos-SP

    (16) 3419-3804
    (16) 3419-3805
    (16) 3419-3806
    (16) 98200-0886